Criação de cães Pitbull pode ser proíbida
Um Projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) está causando polêmica entre os criadores de cães da raça pit bull. Já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa, o projeto proíbe a criação, comercialização e circulação da raça em todo território catarinense. A alegação do deputado seria a agressividade dos cães. Vieira falou à Rádio da Informação sobre a intenção do projeto. Na entrevista, o deputado destaca que alguns países da Europa e na América do Norte há casos de extermínio de animais da raça.
No Rio de Janeiro, está em vigor uma Lei que trata da manutenção de animais da raça. A prefeitura de Belo Horizonte exige a esterilização dos cães. O projeto do deputado obriga que os pitbulls com idade a partir de 6 meses sejam esterilizados. Marcelo Polien, integrante do Brusque Pitbull Clube, disse ao repórter Jaison Lorencetti que a criação do animal influencia no comportamento do cão. Para ele, o cuidado com a criação é um processo importante que irá definir a personalidade do animal.
O veterinário Edson Rogério de Souza, que analisou o projeto de lei e é proprietário de dois cães pitbull, também deu sua opinião sobre o assunto.